| 21/01/2002 18h30min
A Câmara de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) enviou nesta segunda-feira, dia 21, um questionário para os empresários do Estado que exportam para a Argentina. São 900 indústrias que venderam para o país vizinho e estão com problemas para receber. Até as 16h30min desta segunda, 14 questionários haviam sido respondidos e o calote já somava US$ 1,54 milhão.
O questionário tem perguntas sobre o tipo de documento de crédito utilizado na transação, os valores vencidos e os valores que estão por vencer, os prazos de pagamento e o tipo de garantia que os brasileiros exigiram. A Fiesc vai receber os questionários até a próxima quinta, dia 24.
Segundo a presidente da Câmara de Comércio Exterior da Fiesc, Maria Teresa Bustamante, a estimativa é de que o calote argentino já tenha chegado aos US$ 2 bilhões. Com os dados mais precisos oriundos desses questionários, o secretário executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex), Roberto Giannetti da Fonseca, pretende resolver o problema de governo para governo.
Entenda o colapso argentino