| 20/09/2005 18h39min
O líder do PTB, José Múcio Monteiro (PE), afirmou hoje que seu partido desistiu de pedir a retirada da representação que deu origem aos processos contra os deputados José Dirceu (PT-SP) e Sandro Mabel (PL-GO). A decisão do partido foi tomada depois da aprovação pelo Conselho de Ética de parecer da consultoria jurídica que garante a continuação dos processos contra os os parlamentares.
– O partido não vai mais tocar no assunto. A decisão do Conselho de Ética já foi tomada e será mantida. Não tem por quê o partido tirar a representação – disse o líder do PTB.
Monteiro acrescentou que foi uma iniciativa pessoal do ex-deputado Roberto Jefferson apresentar a representação no Conselho para abertura dos processos, assim como o pedido de desistência. Como o regimento era omisso sobre a matéria, após a sessão, o presidente do Conselho de Ética, Ricardo Izar (SP), disse que a decisão passaria a ser uma norma, impedindo outras tentativas nesse sentido. No entanto, a decisão ainda pode ser questionada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e na Mesa Diretora da Câmara.
AGÊNCIA O GLOBO