| 20/01/2002 20h36min
O futuro do centroavante Christian (foto) é uma incógnita. Enquanto o Grêmio acena com a possibilidade de anunciar o jogador nos próximos dias, o ex-presidente do Inter, Paulo Rogério Amoretty, concede entrevistas enumerando razões que impedem o atleta de vestir a camisa tricolor. Em meio aos boatos que surgem, o atacante segue afirmando que gostaria de jogar em Porto Alegre neste ano.
O Grêmio pretende anunciar a contratação de Christian, cujo passe pertence ao Bordeaux, ainda nesta semana. Do lado do clube, está a disposição do atleta em jogar no Estádio Olímpico em 2002. Na última sexta, tão logo desembarcou na Capital, o jogador reuniu-se com o presidente José Alberto Guerreiro e teria, inclusive, acertado as bases salariais com o Grêmio – receberia cerca de R$ 125 mil mensais por um contrato de seis meses.
Porém, um dos empecilhos nas negociações entre o jogador e o Grêmio é o Palmeiras. O Bordeaux já teria acertado o empréstimo do atleta para o time treinado por Wanderley Luxemburgo, com quem Christian manteve contato de quase uma hora via telefone, segundo informou Amoretty, que também é advogado da equipe paulista.
Outro pedra no caminho tricolor seria a cláusula imposta pelo Inter no contrato de venda do jogador ao Paris Saint-Germain (PSG), em junho de 1999. Amoretty, presidente colorado na época da transação, garante que o PSG ficou impedido de transferir o centroavante para qualquer clube brasileiro sem dar preferência ao Inter, e para qualquer clube gaúcho, sob qualquer hipótese, durante o período de três anos. Caso contrário, deverá pagar uma multa de US$ 3,5 milhões, segundo Amoretty. A cláusula teria validade até 30 de junho de 2002.
– Quando vendeu o atleta para o Bordeaux, o PSG registrou um contrato com esta cláusula na Liga Nacional dos clubes da França e na Federação Francesa. Então, a multa será cobrada automaticamente do Bordeaux. É evidente que o Bordeaux não vai fazer esse tipo de negócio – afirma Amoretty.
O empresário Gilmar Veloz é quem está intermediando as negociações entre o Grêmio e a equipe francesa. Mesmo com um crédito junto ao Bordeaux, referente à venda do volante Eduardo Costa, o Grêmio não pretende envolver um negócio com o outro. Pretende, no máximo, tirar proveito da boa relação com o clube francês para facilitar as tratativas.