| 20/01/2002 13h26min
A Polícia Militar de Juquitiba, a 78 quilômetros sudoeste de São Paulo, encontrou por volta das 7h40min deste domingo, dia 20, o corpo do prefeito de Santo André, Celso Daniel (PT), 50 anos. A polícia se deslocou para o local após receber uma denúncia anônima. O cadáver estava na Estrada das Cachoeiras, bairro do Carmo, altura do km 328 da rodovia Régis Bittencourt.
Peritos do Instituto de Criminalística reconheceram características semelhantes às do prefeito de Santo André no corpo e chamaram a Polícia Federal e familiares da vítima para fazer o reconhecimento. A confirmação, que ocorreu por volta das 10h , foi anunciada pela assessoria de imprensa do Palácio dos Bandeirantes. O vice-prefeito de Santo André, João Avamileno, também confirma a morte de Celso Daniel. O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Marco Vinicio Petrelluzzi, avisou ao presidente nacional do PT, José Dirceu, que teria chorado.
O prefeito estava de bruços, com o rosto desfigurado e marcas de tiros de pistola 9mm nas costas. Daniel teria levado 18 tiros, mas o número ainda não é confirmado. Os policiais acreditam que os seqüestradores teriam tentado desfigurar o rosto do prefeito para dificultar o reconhecimento do corpo.
O velório de Celso Daniel deve ocorrer na Câmara Municipal de Santo André.
O prefeito foi seqüestrado no final da noite desta sexta-feira, dia 18, ao sair de uma churrascaria na zona sul da capital paulista. O político estava de carona na Pajero blindada de um amigo, o empresário Sérgio Gomes da Silva, quando o carro deles passou a ser perseguido e atingido por vários tiros. Os seqüestradores arrancaram Daniel de dentro do veículo, o colocaram em uma Blazer preta e fugiram sem deixar pistas. O amigo do prefeito foi liberado logo em seguida.
Celso Augusto Daniel – prefeito reeleito de Santo André, município do ABC paulista – era também o coordenador o programa de governo do PT à Presidência da República. Professor universitário da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) desde 1982, coordenou o curso de Economia da universidade no período de 1987 a 1989. Também trabalhou no mestrado e no curso de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O prefeito nasceu em 16 de abril de 1951, em Santo André. Era formado em engenharia pela Escola de Engenharia Mauá, em São Caetano do Sul (SP), em 1973, e mestre em administração pela FGV de São Paulo, em 1982.
Há dois meses, juntamente com outros 37 prefeitos do PT, recebeu carta com ameaça de morte.