| 18/09/2005 18h01min
O Botafogo venceu o Goiás por 3 a 1, neste domingo, jogando no Luso-Brasileiro, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Alvinegro subiu três posições e ocupa o sétimo lugar. Já, o Goiás, que saiu na frente, deixou escapar a vantagem de permanecer entre os três primeiros da competição.
A partida começou assustadora para o Botafogo que, logo a dois minutos de partida sofreu o primeiro gol, com Souza. Numa jogada de velocidade pela esquerda, o lateral Jadilson cruzou com perfeição para o atacante concluir. Na seqüência, foi a vez do lateral Ruy levar perigo ao Goiás.
Atrás do placar e jogando em casa, o Botafogo apostava nos contra-ataques para igualar o placar. Ramon, em cobrança de falta, aos 13 minutos, exigiu uma boa defesa do goleiro Harlei, que cedeu o escanteio. Porém, com a bola rolando, as finalizações do Alvinegro não eram das melhores.
De tanto insistir, o gol de empate saiu aos 24 minutos de pênalti. O árbitro Rodrigo Cintra marcou falta dentro da área do zagueiro André Leone em Guilherme. Ramon cobrou com perfeição no canto direito do goleiro. Dois minutos depois, o Botafogo virou a partida. Ramon cobrou falta, Guilherme tentou alcançar a bola, sem sucesso. Na sobra, Zé Roberto não desperdiçou.
Com o resultado, o Goiás deixava a liderança temporária da competição. Para reverter a situação, o time comandado por Geninho seguia buscando seu segundo gol. A melhor chance surgiu aos 31 minutos. Novamente após um cruzamento de Jadilson, Rodrigo Tabata cabeceou para o gol livre. Rafael Marques afastou a bola que sobrou nos pés de Souza, que não teve o mesmo aproveitamento do primeiro gol e chutou para fora.
O segundo tempo começou com mudança na equipe do Goiás. Geninho chamou Thiago para o lugar de Vitor. Com mais um defensor, o time se reorganizou em campo e, mesmo pressionado pelo Botafogo, não se intimidou. Aos 11 minutos, Reinaldo desceu a linha de fundo e cruzou para a pequena área. O goleiro Harlei saiu para defender.
Na seqüência, a resposta do time goiano com Rodrigo Tabata pela esquerda, exigindo de Max uma grande defesa. Aos 18 minutos, o Botafogo ampliou o placar. Scheidt armou o contra-ataque para o alvinegro. Zé Roberto, pela esquerda, tocou por cima do goleiro Harlei. A bola caiu nos pés de Zé Roberto que marcou seu segundo gol da partida e pelo Botafogo.
Aos 40 minutos, houve a última boa chance do time da casa ampliar ainda mais o placar. Alex Alves, que entrou no lugar de Guilherme, driblou a zaga do Goiás e, na finalização, tentou encobrir o goleiro Harlei e acabou errando o gol.
Na próxima rodada do Brasileiro, o Botafogo, com 40 pontos, viaja para a capital paranaense, enfrentar o Atlético-PR, no domingo, enquanto o Goiás, com 44, recebe o Paysandu em casa, no sábado.
AGÊNCIA PLACAR