| 17/09/2005 15h27min
Terminou empatado o primeiro dia de disputa da final da Fed Cup, que está sendo realizada no saibro de Roland Garros, em Paris. O torneio é o equivalente feminino da Copa Davis e já reuniu, em 2004, francesas e russas na decisão.
A primeira partida do dia reuniu Mary Pierce e Elena Dementieva. As duas fizeram, há uma semana, uma polêmica semifinal do Aberto dos Estados Unidos. Após perder de virada, Dementieva acusou a francesa de fingir contusões para pedir pausas e esfriar a adversária. O confronto pela FedCup seria a oportunidade de devolver o resultado.
E foi o que aconteceu. O primeiro set foi bastante equilibrado. A francesa teve dois set point a seu favor, mas Dementieva salvou a parcial e fechou com folga no tie breaker (7/1). O segundo set foi dominado por Pierce, que empatou a partida com um folgado 6/2. Na parcial decisiva, a russa voltou mais concentrada e determinada, fechando sem dificuldades em 6/1.
A vitória na partida inicial era considerada importante para a França, pois tiraria a pressão de Amelie Mauresmo, sua representante no segundo jogo e conhecida por não jogar bem em Roland Garros. Porém, a francesa se superou e venceu Anastásia Myskina com facilidade, 2 sets a 0 (6/4 e 6/2). Foi a sexta vitória de Mauresmo sobre Myskina em sete confrontos.
AGÊNCIA PLACAR