| 13/09/2005 16h42min
A Igreja Universal do Reino de Deus, o movimento evangélico mais influente do Brasil e com negócios avaliados em US$ 1 bilhão, criou seu próprio partido político e concorrerá às eleições do próximo ano. A informação foi confirmada hoje por autoridades eleitorais.
O Partido Municipalista Renovador (PMR) apresentou o número de 450 mil assinaturas de eleitores necessário para se tornar partido. Este novo partido está em formação desde 2003, quando começou a ser articulado pelo bispo e deputado Carlos Rodrigues, um dos fundadores dessa igreja e expulso no ano passado do Conselho de Bispos por acusações de corrupção.
Rodrigues, além disso, renunciou ontem a seu mandato de deputado, tentando conservar seus direitos políticos, que teriam sido cortados caso fosse submetido a um processo de cassação por corrupção. O bispo Rodrigues pertence ao Partido Liberal (PL), que até agora articula no Congresso a chamada bancada evangélica, um grupo parlamentar integrado por legisladores de diferentes partidos unidos por suas crenças religiosas.
A Igreja Universal existe há 20 anos e foi fundada por Rodrigues e o bispo Edir Macedo. A própria igreja calcula que tem aproximadamente 3 milhões de fiéis no Brasil e outros 3 milhões nos outros 46 países em que atua.
AGÊNCIA EFE