| 13/09/2005 14h08min
O ex-presidente do PT José Genoino negou em depoimento na CPI do Mensalão que tivesse participado de acordos financeiros com partidos da base aliada do governo.
– Eu participava de acordos políticos-eleitorais, não participava de acordos financeiros – afirmou ele, respondendo à deputada Zulaiê Cobra (PSDB-SP).
Antes de fazer sua primeira pergunta, a deputada acusou José Genoino de ter sido omisso como presidente do PT.
– O senhor não tinha responsabilidade sobre o partido, o senhor era um mero assinador de papéis. Quem mandava era o Delúbio (Soares, ex-presidente do PT) – afirmou Zulaiê Cobra.
– Minha responsabilidade como presidente do PT era representar o partido na relação com a sociedade, com as bancadas e os partidos de oposição nas relações políticas – alegou Genoino.
O ex-presidente petista discordou da deputada também quando ela perguntou se, na sua opinião, o PT havia produzido 'essa desgraça toda no Brasil'.
– O governo do PT não está produzindo nenhuma desgraça – repudiou Genoino, negando também que o PT tenha aparelhado o governo.
– Dos 19 mil cargos comissionados que o PT negociou representando os interesses do governo, foram trocados apenas 5.314 no primeiro ano. Mantivemos 76% dos cargos no primeiro ano – afirmou.
Genoino disse ainda que considerava natural que dirigentes do partido em algumas ocasiões se reunissem com membros do governo no Palácio do Planalto. O ex-presidente do PT não quis comentar a afirmação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no mês passado, sobre ter se sentido traído pela cúpula do partido, que teria cometido práticas inaceitáveis.
– Eu tenho pelo presidente Lula admiração, respeito e muita confiança e continuo admirando o presidente Lula – esquivou-se Genoino, afirmando também que não comenta declarações do presidente da República.
Diante da insistência do deputado José Rocha (PFL-PR, que queria saber se ele concordava que Lula tinha sido traído, Genoino enfim respondeu:
– No PT não tem relações de traição, de delação premiada ou oferecida ou kamikaze, nem tem esse tipo de relação. Portanto, essa é a minha resposta.
Sobre se considerava o ex-tesoureiro Delúbio Soares irresponsável por ter feito dívidas sem conhecimento da direção do PT, Genoino afirmou:
– Não vou fazer julgamento de mérito ou de valor sobre companheiros do partido.