| 12/09/2005 20h21min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou à Guatemala nesta segunda-feira para uma visita de 24 horas, mas não se livrou das notícias sobre a crise política no Brasil.
O principal jornal guatemalteco, Prensa Libre, dedicou quase uma página à denúncia de que filhos de Lula e namoradas e a filha do ministro Antônio Palocci viajaram para Brasília com passagens pagas pelo PT.
Segundo o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, a crise política não atrapalha a política externa brasileira e os convites para Lula participar de eventos no exterior são maiores do que a capacidade de incluí-los na agenda do presidente.
O ministro disse que em alguns casos há curiosidade sobre a situação política do país, mas isso não impede o desenvolvimento da política externa brasileira
Na terça-feira, Lula terá reunião com os chefes de Estado e governo dos oito países que participam do Sistema Integrado Centro-Americano (Sica). O governo brasileiro pretende implantar um programa de incentivo a investimentos na América Central, por meio de financiamentos do Banco do Brasil e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
AGÊNCIA O GLOBO