| 12/09/2005 17h57min
O plano de reestruturação financeira e operacional da Varig, Rio Sul e Nordeste, entregue pela companhia aérea hoje à Justiça do Rio, mantém a proposta de venda da empresa de logística VarigLog ao fundo de investimentos americano Matlin Patterson. O valor da operação será de US$ 38 milhões em dinheiro e US$ 62 milhões em recebíveis para, segundo a companhia, "resolver problema urgente de caixa".
Em assembléia extraordinária realizada na última quinta em Porto Alegre, a Fundação Ruben Berta Participações (FRBPar), braço de investimentos da FRB, controladora da Varig, aprovou a negociação. A decisão final sobre a venda, no entanto, ficou para o dia 20 de setembro, quando o Colégio Deliberante, órgão máximo da Fundação – composto por 150 membros do conselho – se reúne no Rio para avaliar o negócio.
O plano de recuperação da companhia – desde junho sob gerência do administrador judicial João Vianna, nomeado pela 8ª Vara Empresarial do Rio – foi criado com a colaboração de consultorias, como a Lufthansa Consulting e o banco UBS.
AGÊNCIA O GLOBO