| 12/09/2005 11h37min
O furacão Ophelia, que está hoje praticamente estacionado em frente às costas da Carolina do Norte e do Sul, ameaça estes dois Estados do leste dos Estados Unidos com ventos de 120 km/h.
Os meteorologistas do Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC), com sede em Miami, ainda não têm um prognóstico claro sobre quando e onde o ciclone tocará a terra, se é que o fará. Algumas projeções meteorológicas feitas por computador prevêem que Ophelia deixará o oceano Atlântico e rumará para a costa da Carolina do Sul entre hoje e amanhã e, que na quarta ou quinta, tocará a terra em uma zona entre Morehead City e os Outer Banks da Carolina do Norte.
No entanto, outros prognósticos mostram que pode haver um giro para noroeste rumo às águas abertas do Atlântico. Mike Easley, governador da Carolina do Norte, ordenou a evacuação dos turistas e não residentes da ilha de Ocracoke, localizada a cerca de 30 quilômetros do litoral nordeste desse estado.
Um aviso de tempestade tropical (passagem em 24 horas) e um alerta de furacão (passagem em 36 horas) foram emitidos para a zona entre Edisto Beach, na Carolina do Sul, e cabo de Lookout, na Carolina do Norte. O NHC informou às 9h de Brasília de hoje que Ophelia está a 31,4 graus de latitude norte e a 76,8 graus de longitude oeste, ou seja, a cerca de 346 quilômetros a sudeste da cidade de Charleston, na Carolina do Sul, e a 442 quilômetros a sul-sudoeste do cabo de Hatteras, na Carolina do Norte.
O instituto prevê que o furacão poderia se movimentar lentamente hoje rumo ao noroeste e que haverá pouca mudança na intensidade de seus ventos. Ophelia é o sétimo furacão da ativa temporada de furacões do Atlântico norte.
AGÊNCIA EFE