| hmin
O ministro interino dos Transportes, Paulo Sérgio de Oliveira Passos, garantiu nesta terça-feira, dia 15, que as obras de duplicação do trecho Sul da BR‑101 em Santa Catarina serão iniciadas no segundo semestre deste ano. O ex-ministro da área, Eliseu Padilha, no entanto, já havia prometido que os trabalhos seriam iniciados ainda no primeiro semestre de 2002.
A nova promessa foi feita a uma comitiva catarinense formada por instituições de engenharia e por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O grupo foi a Brasília para reivindicar a manutenção do antigo edital conjunto para projeto e supervisão da obra, lançado em 1997.
Porém, o atual ministro argumentou que, a pedido do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID) e do Tribunal de Contas da União (TCU), será elaborado um novo edital para a fiscalização da obra.
Passos justificou que o BID só libera o financiamento com a nova empresa de fiscalização contratada. Ele não adiantou quando lançará o edital para execução da obra, mas garantiu que será em tempo hábil para que os trabalhos comecem até o fim do ano. O BID já anunciou que só libera a verba a partir do segundo trimestre.
O representante da Associação Catarinense de Engenheiros, Valmir Antunes da Silva, alerta que se a decisão de se lançar um novo edital for mantida, as empresas vencedoras da primeira concorrência vão reivindicar os direitos com recursos judiciais. Se isso ocorrer, o início das obras de duplicação pode atrasar ainda mais.
Confira o especial sobre a BR-101