| 11/09/2005 15h22min
Após a passagem do furacão Katrina, 52% dos americanos afirmam não confiar nas decisões do presidente George W. Bush em uma crise nacional, segundo pesquisa divulgada neste sábado.
Publicada pela revista Newsweek, a enquete indica que a popularidade do presidente é de 38%, o nível mais baixo de seu mandato, e 52% afirmam não acreditar que Bush tome as decisões adequadas durante uma crise nacional, contra 45% que pensam que sim. Por outro lado, 52% acham que o presidente pode atenuar uma crise internacional.
A sondagem evidencia uma forte queda no número de cidadãos que consideram Bush um governante com qualidades de forte liderança. Atualmente, 49% dos cidadãos acham que o presidente mostra grande aptidão de líder, ao passo que essa percentagem era de 63% logo depois das eleições de novembro do ano passado.
Cerca de 57% dos entrevistados afirmam que "a lenta resposta do governo ao ocorrido em Nova Orleans" os fez perder a confiança na maneira como as autoridades vão responder a outro desastre natural. A mesma percentagem afirma que a crise os fez perder a confiança na capacidade governamental de evitar um atentado terrorista de grandes proporções.
Segundo a revista, 40% dos americanos consideram que a resposta do Governo à crise em Nova Orleans foi deficiente, contra 32% que acham que foi suficiente, 21% que a consideram boa e 5% que a acham excelente.
Os resultados da pesquisa estão em linha com outras similares elaboradas depois que o furacão Katrina devastou o litoral de três Estados e inundou a cidade de Nova Orleans.