| 11/09/2005 10h54min
As autoridades da Indonésia suspeitam que uma mulher de 37 anos que morreu no último sábado tenha sido vítima da gripe aviária. O caso elevaria para quatro as mortes por esta doença no país.
– Tiramos amostras para análises e uma deu positivo. Seus sintomas eram semelhantes aos da gripe do frango – declarou a ministra de Saúde Siti Fadillah Supari à emissora Elshinta, explicando que a paciente não respondeu a nenhum tratamento e que sua morte foi muito rápida.
As autoridades enviaram novas amostras a um laboratório de Hong Kong. O resultado deve ser divulgado no fim da semana. Nos próximos dias especialistas tentarão identificar o local em que a mulher contraiu a doença.
O responsável pelo setor de doenças infecciosas do Ministério da Saúde, I Nyoman Kandu, descartou que o contágio tenha ocorrido fora do país.
– Ela era empregada doméstica. Não tinha viajado para o exterior – garantiu.
O vírus causador da gripe aviária, o H5N1, provocou a morte de um granjeiro indonésio e de suas duas filhas nos arredores de Jacarta, as primeiras vítimas fatais da doença no país.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença matou pelo menos 57 pessoas no Sudeste Asiático desde 2003. Os especialistas da OMS alertam para o risco de uma mutação no vírus facilitar sua transmissão e permitir o contágio entre seres humanos.