| 11/09/2005 10h42min
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo negou neste domingo que seu secretário geral Adnan Shihab-Eldin tenha dito em uma entrevista a uma revista que o cartel pretende elevar sua produção em 2 milhões de barris diários.
Uma reportagem da revista alemã Der Spiegel, cujo teor foi divulgado antes da sua publicação neste sábado, atribuía a Shihab-Eldin a informação de que o aumento seria anunciado no próximo encontro da Opep, no dia 19 de setembro, em Viena.
Em um comunicado a Opep disse que a informação era incorreta e que Shihab-Eldin havia dito, na verdade, que a capacidade de aumento da produção da Opep era de dois milhões de barris por dia.
– Queremos ressaltar que as informações não estão corretas e que não refletem o que Shihab-Eldin disse à Der Spiegel – dizia o comunicado, cujo título era "Opep não planeja aumentar sua produção em 2 milhões de barris por dia".
O comunicado acrescentarva que a Arábia Saudita, maior produtor da Opep, tinha indicado estar pronta para aumentar sua produção e repor qualquer falha na oferta depois da passagem do furacão Katrina pelo Golfo do México.
– Neste caso, Shihab-Eldin mencionou que muitas propostas para o aumento da produção da Opep foram feitas e que estavam sendo apoiadas, nos últimos dias, por muitos dos membros do cartel, e que essas propostas serão avaliadas durante a próxima conferência ministerial.
GLOBO ONLINE