| 06/09/2005 12h18min
As montadoras brasileiras tiveram, em agosto, o melhor mês em vendas do ano. Foram licenciados mais de 151,6 mil veículos, número 9,3% maior do que o registrado em julho. No acumulado do ano, já foram vendidos no mercado interno mais de um milhão de carros, 10,4% acima das vendas no mesmo período de 2004. Os dados foram divulgados hoje pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
A produção apresentou uma alta de 5,8% de julho para agosto. No mês passado, foram produzidas 217.616 unidades. Na comparação com agosto de 2004, a alta é de 8,9%. De janeiro a agosto, a indústria automotiva brasileira já produziu 1,6 milhão de unidades, 14,2% a mais do que no mesmo período de 2004.
As exportações tiveram uma queda de 11,5% na comparação entre julho e agosto. No mês passado, foram embarcadas mais de 65 mil unidades, contra 74.143 unidades em julho. Na comparação com agosto de 2004, a queda é menor: 4,1%.
No acumulado do ano as exportações do setor apresentam alta de 31,5% na comparação com os oito primeiros meses de 2004. Em valores, o setor apresentou o melhor desempenho do ano em exportações, com US$ 1,091 bilhão, uma alta de 13,9% na comparação com julho e de 34,3% em relação a agosto de 2004. No acumulado do ano, a indústria automotiva soma US$ 7,324 bilhões em vendas ao exterior.
Nas concessionárias, as constantes promoções ajudaram a elevar as vendas em agosto. Segundo dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as vendas de veículos cresceram 9,33% entre julho e agosto. As lojas comercializaram no mercado interno no mês passado mais de 151 mil unidades. Este é o melhor resultado mensal deste ano.
Os empregos da indústria ficaram praticamente estáveis. O número de vagas aumentou 0,2% na comparação com julho, chegando a 107.898 empregados. O número é 10,3% acima do registrado em agosto de 2004.
As concessionárias e as montadoras realizaram feirões para atrair os consumidores. Também houve promoção de taxas de juro nos financiamentos. A Ford, por exemplo, chegou a oferecer a primeira parcela do pagamento para o final do ano. O benefício estava atrelado ao pagamento de uma entrada de pelo menos 20% do preço total do veículo. Muitas marcas também optaram por dar brindes aos clientes. A Citroën presenteou os consumidores com passagens de ida e volta à Paris. A Volks, que associou a sua imagem aos personagens do filme Incríveis, também ofereceu vários brindes para quem comprasse um veículo.
AGÊNCIA O GLOBO