| 06/09/2005 11h39min
Nate, a décima quarta tempestade tropical da temporada de furacões do Atlântico norte deste ano, ameaça se transformar em um furacão, enquanto o ciclone Maria perde forças nas águas do oceano sem ameaçar terra firme. O novo fenômeno, que se formou na segunda como tempestade, tinha às 6h de Brasília de hoje ventos máximos de 75 km/h, com rajadas mas fortes, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA, com sede em Miami.
O NHC prognosticou que a tempestade se fortalecerá nas próximas 24 horas e que poderá alcançar categoria de furacão (ventos de mais de 119 km/h) amanhã.
As projeções por computador indicam que Nate terá uma trajetória errática, embora na direção oeste, e girará na quinta-feira para o norte, passando perto do arquipélago britânico das Bermudas na sexta ou no sábado.
– Nate poderia ameaçar as Bermudas neste fim de semana, mas não a costa leste dos EUA – disse o meteorologista Stacy Stewart.
Enquanto
isso, o furacão Maria se debilita à medida que se
movimenta lentamente para o norte-nordeste em direção às águas frias do oceano Atlântico. Os ventos máximos do Maria estão perto de 165 km/h (categoria dois na escala Saffir Simson que vai até cinco), mas devem continuar perdendo força nas próximas 24 horas.