| 05/09/2005 16h39min
Os desabrigados da Louisiana e do Mississippi após a passagem do fuacão Katrina já esgotaram a capacidade de assistência do Texas, e o êxodo começou hoje a ser observado do estado de Minnesota à Flórida, da Califórnia a Nova York.
O general Russel Honoré, comandante da Força-Tarefa Katrina, disse nesta manhã que a evacuação de Nova Orleans está quase completa. Meio milhão de pessoas viviam no centro da cidade, que continua inundado por águas contaminadas.
A devastação causada pelo furacão há uma semana atingiu mais de 250 mil quilômetros quadrados, do delta do rio Mississippi até a baía de Mobile, no Alabama.
O Texas, estado vizinho à Louisiana, já recebeu cerca de 250 mil desalojados e outros 60 mil estão a caminho. Mais de 100 mil pessoas, em sua maioria as que tinham saído da Louisiana antes do furacão, estão hospedadas em hotéis e albergues improvisados.
O número de deslocados que já chegaram ao Texas é duas vezes maior que o êxodo de cubanos (125 mil) do porto de Mariel, em 1980, mas ainda não há números preliminares do total de pessoas que perderam suas casas, seus empregos e seus negócios.
Cerca de 16 mil pessoas estão no estádio Astrodome de Houston, onde o prefeito Bill White desmentiu a afirmação do Corpo de Bombeiros de que o limite de capacidade era de 11 mil refugiados.
Dallas recebeu cerca de 14 mil pessoas em albergues. O Centro de Convenções tem sete mil desabrigados e outras mil pessoas estão alojadas provisoriamente no estádio.
Até hoje, além dos deslocados nos estados da Louisiana, do Mississippi e do Alabama, há desabrigados que chegaram ao Texas, Oklahoma, Arkansas, Missouri, Illinois, Tennessee, Califórnia, Arizona, Utah e Virgínia Ocidental.
AGÊNCIA EFE