| 04/09/2005 12h56min
Se a Copa América masculina termina neste domingo, a feminina começa no próximo dia 14, também na República Dominicana. Visando o título da competição, a Seleção Brasileira inicia nesta segunda, em São Paulo, a última fase de treinos.
A 5ª Copa América classifica três equipes para o Mundial do Brasil, que será realizado de 12 a 23 de setembro de 2006. Já classificada como sede, a Seleção estréia dia 14 de setembro (20 horas de Brasília) contra Porto Rico.
As duas equipes estão no grupo B, ao lado ainda de Colômbia e Canadá. Na chave A estão as seleções da Argentina, Cuba, Guatemala e República Dominicana. Os Estados Unidos, como atuais campeões olímpicos, também já estão garantidos no Mundial e desistiram de disputar a Copa América.
Em 2005, a equipe dirigida pelo técnico Antonio Carlos Barbosa disputou 19 jogos com 18 vitórias e apenas uma derrota. Na bagagem o decampeonato sul-americano invicto (Colômbia) e os títulos do Torneio Internacional de Nórcia (Itália) e da Copa Eletrobrás Internacional (Rio de Janeiro).
O técnico Barbosa aproveitou para observar novos nomes para a equipe, como as jovens Isis, Jaqueline, Tayara e dar mais oportunidade de jogo para outras, como Ega, Érika, Lílian, para ganharem experiência.
“Do elenco que disputou os Jogos Desafio no Brasil apenas quatro: Vivian, Silvia, Érika e Adrianinha foram à Olimpíada de Atenas (2004), sendo que apenas a última teve uma participação mais efetiva”, disse Barbosa, que não contará com a armadora Helen, campeã no Sul-Americano da Colômbia.