| 02/09/2005 19h38min
Depois de conquistar a vaga para o Mundial do Japão, a comissão técnica da seleção brasileira masculina de basquete decidiu poupar Leandrinho e Marcelinho, seus dois principais jogadores, para a partida da fase semifinal da Copa América, de Santo Domingo, na República Dominicana. Assim, jogando praticamente apenas com os jogadores reservas, o Brasil foi derrotado pela Argentina, na última partida das quartas-de-final, por 71 a 60.
Com o resultado, o Brasil ficou com a quarta colocação do torneio e ainda espera pela definição dos outros jogos desta sexta-feira para saber quem será seu adversário na fase semifinal da competição. O mais provável e que neste sábado, o Brasil volte a encarar a própria Argentina.
No primeiro jogo desta sexta-feira, a surpreendente seleção do Panamá derrotou o Uruguai por 78 a 71. Ainda na noite desta sexta-feira jogam: Estados Unidos x Porto Rico e Venezuela x República Dominicana.
Enquanto Leandrinho fazia tratamento no pé direito, o Brasil começou a partida com Nezinho, Alex, Marcelinho Huertaz, Guilherme e Murilo. A seleção argentina também poupou seus titulares e com isto a partida foi marcada por um baixíssimo nível técnico, que se refletiu diretamente no placar. No primeiro quarto terminou empatado em 12 a 12. As coisas melhoraram um pouco para o Brasil, que terminou a primeira etapa, vencendo por 32 a 25.
No início do terceiro período o time brasileiro voltou a mostrar sua irregularidade e em mais um “apagão”, deixou que a Argentina, que colocou em quadra alguns titulares, virasse o marcador. Nesta fase, os argentinos marcaram 24 pontos contra apenas 15 dos brasileiros.
A situação seguiu inalterada no quarto período, com a seleção argentina abrindo 11 pontos de vantagem e administrando com tranqüilidade a vantagem, diante de uma seleção brasileira sem imaginação e sem nenhum poder de reação.
Na derrota, o destaque brasileiro foi Alex, sendo o cestinha da partida ao lado dos argentinos Jansen e Gonzalez, todos com 12 pontos assinalados.
AGÊNCIA PLACAR