clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 01/09/2005 15h27min

Bovespa informa carteira teórica para setembro a dezembro

Ibovespa incorpora Sadia e aponta a saída das ações da Tractebel

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) divulgou hoje a carteira teórica do Índice Bovespa, que vai vigorar de 1º de setembro a 29 de dezembro de 2005. A nova carteira lista 57 ações e incorpora as ações preferenciais da Sadia e aponta a saída das ações ordinárias da Tractebel, como já constava nas prévias divulgadas anteriormente.

As cinco ações que apresentaram o maior peso na composição do índice permanecem as mesmas da carteira anterior: Telemar PN (9,081%); Petrobras PN (7,926%); Vale do Rio Doce PNA (6,966%); Usiminas PNA (5,790%); e Siderúrgica Nacional ON (4,377%). Para efeito de comparação, a carteira teórica do Ibovespa para o período de maio a agosto registrava como ativos de maior peso Telemar PN (10,590%); Petrobras PN (8,301%); Vale do Rio Doce PNA (5,792%); Usiminas PNA (5,156%); e Siderúrgica Nacional ON (4,233%).

A carteira também destaca as alterações no portfólio de seis outros índices: no IBrX-Brasil saíram a Forja Taurus PN, Iochp-Maxion PN, Tele Sudeste PN, Embratel Par ON e Telesp CLPA ON e entraram os ativos CPFL Energia ON, Dasa ON, Grendene ON, Porto Seguro ON e AES Tietê PN; no IBrX-50 saíram a CRT Celular PNA, Embraer ON e Suzano Papel PNA e entraram o Brasil T Par ON, Ipiranga Pet PN e Tran Paulista PN; o ITAG registra a saída da Pettenati PN; o IEE registra a entrada da CPFL Energia ON; no ITEL saiu a Telemar N L ON e entrou a Tele Sudeste ON; e finalmente no IVBX-2 saíram a Fosfértil PN, Inepar PN, Unibanco Unit, Braskem PN e ALL Amer Lat PN e entraram CPFL Energia ON, Dasa ON, Embratel Par PN, Grendene ON e Porto Seguro ON.

A carteira é composta pelos ativos que nos 12 meses anteriores apresentaram índices de negociabilidade, participação no volume financeiro e presença em pregão em níveis que atenderam aos critérios estabelecidos em sua metodologia de cálculo. Para manter a representatividade do Ibovespa, a reclassificação de sua carteira ocorre ao final de cada quadrimestre, vigorando para os períodos de janeiro a abril, maio a agosto e setembro a dezembro. A Bovespa divulga regularmente três prévias dos índices que, para efeito de cálculo, consideram os pregões do último dia útil do mês anterior, o do dia 15 do mês corrente e o do dia anterior à implementação da nova carteira.

AGÊNCIA O GLOBO

Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.