| 31/08/2005 11h48min
Depois de baterem mais um recorde, as cotações do petróleo já operam com pequena queda, abaixo de US$ 70, após o governo dos Estados Unidos ter confirmado a aprovação do uso das reservas estratégicas de petróleo do país. O Departamento de Energia informou que o empréstimo de petróleo dos estoques emergenciais será autorizado hoje, e que a distribuição para as refinarias da costa americana do Golfo do México pode ser iniciada já na quinta-feira.
A Casa Branca aprovou a liberação de petróleo da reserva estratégica dos EUA para aliviar os efeitos da interrupção da produção nas instalações petrolíferas do Golfo do México devido à passagem do furacão Katrina na região.
A Agência Internacional de Energia (AIE) considerou que é prematuro que os Estados Unidos recorram às suas reservas estratégicas de petróleo para compensar a interrupção da produção.
– Seria uma reação de pânico, porque conheceremos a natureza, a magnitude e a duração dos danos antes da próxima semana – disse o o diretor executivo da AIE, em declarações publicadas no jornal francês Le Monde.
O diretor da AIE insistiu que o impacto do furacão não é tão grave do ponto de vista do mercado de petróleo, porque as refinarias têm reservas importantes de óleo cru e de derivados também.
AGÊNCIA O GLOBO