| 26/08/2005 22h29min
O Grêmio está classificado para o quadrangular semifinal da Série B. A classificação não veio como a torcida queria, com vitória diante do Vila Nova, mas o empate sem gols na noite desta sexta, no Olímpico, garantiu ao time do técnico Mano Menezes o pontinho necessário para a obtenção da vaga. Com o resultado, o tricolor chega aos 33 pontos na tabela, onde poderia estar em melhor situação caso Anderson, que fez a sua última partida antes de se apresentar à seleção sub-17, não tivesse desperdiçado um pênalti aos 45 minutos do segundo tempo.
Mesmo jogando pelo empate, o Grêmio se atirou para cima no início da partida. Afinal, os jogadores não queriam decepcionar os cerca de 30 mil torcedores que compareceram ao Olímpico. Logo aos três minutos, Patrício recebeu de Anderson e tentou encobrir o goleiro Michel, que se esticou todo e conseguiu tocar na bola antes dela explodir no travessão. O lance, o mais perigoso do primeiro tempo, acordou o Vila Nova, que logo em seguida equilibrou a partida.
O objetivo do técnico Roberto Fernandes, que acabou sendo alcançado, era levar um ponto de Porto Alegre. Nem por isso, o time goiano deixou de se aventurar no campo de defesa do Grêmio. O atacante Vando, que quase sempre levou vantagem sobre os defensores gremistas, fez ótima jogada individual aos 11 minutos e deixou o Paulinho Kobayashi cara-a-cara com Galatto. O veterano atacante, porém, arrematou por cima do gol, para alegria da torcida.
Na segunda etapa, Mano Menezes tratou de corrigir os defeitos apresentados no primeiro tempo. Tirou Raone, que poucas vezes foi visto além da linha central, e colocou o chileno Beausejour na lateral-esquerda. Com a alteração, o time passou a atacar também por aquele lado, o que não havia feito até então. Foi da ponta esquerda que saiu o passe para Marcel, aos 25 minutos, desperdiçar uma boa oportunidade, chutando por cima.
Como a primeira troca não surtiu efeito, Mano tirou Samuel, que era dúvida para a partida, e colocou Ricardinho no ataque. Logo em seguida, foi a vez de Marcel dar lugar ao uruguaio Lipatin, que fez sua estréia. O Grêmio continuou insistindo, mas o Vila Nova armou uma fortaleza na entrada da área. Se defendendo com 10 jogadores, o time goiano não permitiu que os donos da casa penetrassem em seus domínios. A solução encontrada pelo tricolor foi levantar bolas na área, que também não deram resultado.
Quando a torcida já se contentava com o empate, veio a grande oportunidade do Grêmio marcar. Aos 44 minutos, Marcelo cobrou escanteio da direita e a zaga do Vila Nova rebateu para a intermediária. Sandro, de cabeça, mirou o ângulo, mas Marquinhos Paraná, que não é goleiro, defendeu com a mão e acabou expulso. Na cobrança da penalidade, Anderson substituiu Patrício, o batedor oficial, e chutou fraco no canto esquerdo de Michel. O goleiro do Vila Nova defendeu com facilidade e garantiu o ponto fora de casa.
MÁRCIO RAMOS LUIZ