| 25/08/2005 22h24min
O Inter foi ao Rio de Janeiro e venceu o Botafogo no Estádio Luso-Brasileiro nesta quinta, dia 25. O resultado de 1 a 0 deixou o colorado na quinta colocação no Brasileirão, a dois pontos do líder Corinthians. O único gol da partida foi marcado pelo ala Elder Granja, aos 23 minutos da primeira etapa. Clemer ainda defendeu uma penalidade cobrada por Alex Alves e garantiu os três pontos para o time gaúcho, que tem o melhor aproveitamento da competição nas partidas disputadas fora de casa – o time conseguiu conquistar 20 dos 33 pontos disputados longe do Beira-Rio, com rendimento de 60,60%.
O tempo muito chuvoso espantou os torcedores que pretendiam ir prestigiar este grande clássico do futebol brasileiro. O primeiro tempo foi bastante equilibrado. No início, as duas equipes tentavam com muita insistência as jogadas de bola aérea. Pelo lado do Botafogo, o único que conseguia produzir alguma coisa era o ala-direita Ruy. O centroavante Guilherme não aparecia em campo, e seu parceiro Alex Alves se preocupava mais em discutir com seus companheiros do que com a partida. As fracas atuações de Fernandão e Gustavo fizeram com que o técnico Muricy Ramalho alterasse o estilo de jogo do time.
Com a bola no chão, o Inter chegou ao gol. Edinho, de grande atuação, arrancou pela esquerda e rolou para Tinga. O volante travou uma batalha com os zagueiros cariocas pela posse de bola, que acabou sobrando novamente para o zagueiro colorado que auxiliava o ataque. Quase sem ângulo, Edinho chutou e Max espalmou para a entrada da área. Ali vinha Elder Granja, que, de primeira, soltou a bomba no ângulo, sem chance para o goleiro. Logo depois, Fernandão perdeu um gol quase na risca da pequena área, depois de roubar uma bola de Bill.
Já no final da primeira etapa, depois de um escanteio, o zagueiro Índio pulou para uma dividida e a bola, vindo por trás, bateu em seu braço. O juiz Wilson Luiz Seneme não teve dúvidas e marcou a penalidade. Na primeira cobrança, Alex Alves fez o gol, mas Guilherme, que não marca há cinco meses, invadiu a área e o árbitro mandou repetir o chute. Na segunda tentativa, brilhou a estrela do goleiro do Inter. O atacante bateu no mesmo canto e Clemer saltou para espalmar para escanteio.
Na segunda metade da partida, o Inter soube levar o jogo com tranqüilidade e toque de bola no meio. Aos 14 minutos, em um escanteio cobrado por Jorge Wagner, Fernandão deu um mergulho e quase marcou um belo gol de cabeça. Logo em seguida, Tinga recebeu livre e na saída de Max tocou por cobertura, a bola beijou a trave e se perdeu pela linha de fundo.
Com as entradas de Ramón e Reinaldo, o Botafogo até conseguiu impor certa pressão no time de Muricy Ramalho. Em uma jogada isolada, Alex Alves recebeu na frente de Clemer pela direita. O chute saiu torto e depois de uma confusão na área, a zaga conseguiu afastar o perigo.
A vitória deixou o time colorado na quinta colocação no Brasileirão, com 37 pontos. Na próxima rodada o time enfrenta o Cruzeiro no Estádio Beira-Rio. O jogo está marcado para domingo, dia 28, às 16h. A direção espera um grande público para ajudar o time a vencer os mineiros.
VINICIUS REBELLO