| 25/08/2005 16h45min
A seleção brasileira masculina de basquete perdeu para os Estados Unidos por 96 a 94 nesta quinta, em confronto válido pela segunda rodada da primeira fase da Copa América, em Santo Domingo, na Repúplica Dominicana. O fim da partida foi bastante disputado, com o placar sendo decididos nos últimos segundos. Agora, o Brasil tem uma vitória e uma derrota na competição.
Um verdadeiro pecado. A seleção brasileira masculina de basquete fez uma grande exibição nesta quinta-feira, em Santo Domingo, mas deixou escapar a vitória sobre a seleção norte-americana a 1s4 do final da partida. Mas a derrota 96 a 94 não apaga a grande exibição do ala-armador Leandrinho, que marcou 36 pontos, teve 5 rebotes e fez 5 assistências. Nesta sexta-feira, o Brasil faz sua terceira partida pela 5ª Copa América de Basquete, enfrentando o Panamá.
Os americanos saíram na frente no primeiro quarto. Com um grupo mais forte, em termos físicos, a equipe norte-americana levou vantagem apenas no primeiro quarto quando terminou vencendo por 35 a 21.
O Brasil começou a jogar melhor no quarto seguinte, quando Leandrinho chamou para si a responsabilidade de comandar a reação brasileira. A equipe brasileira passou a se movimentar melhor e o primeiro tempo terminou com os americanos vencendo por 46 a 43.
A seleção do técnico Lula Ferreira subiu ainda mais de produção e comandou o terceiro quarto do jogo. O problema foi que o pivô Anderson Varejão, que deixou a quadra com o ombro direito deslocado. Ainda assim, o Brasil mandou nesta etapa da partida, ficando pela primeira vez na frente do marcador, que terminou 68 a 64.
O último e decisivo período foi dramático. As duas equipes se alteraram na frente, mas o Brasil teve a bola do jogo, com Leandrinho fazendo 94 a 93, num lance sensacional. Faltavam 6s4 do final e o jogo parecia decidido. A equipe americana foi para o ataque, mas Nezinho fez uma falta quando faltava apenas 1s4. O jogador norte-americano arremessou e marcou os três pontos, liquidando o sonho de vitória do Brasil.
EFE E AGÊNCIA PLACAR