| 25/08/2005 13h20min
Por falta de atenção da bancada governista, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos aprovou hoje a convocação Antônio Oliveira Claramunt, o doleiro Toninho da Barcelona. O requerimento foi apresentado pelo senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA).
O senador baiano colocou no requerimento apenas o nome do doleiro sem mencionar o apelido dele. Isso fez com que os senadores da base aliada não percebessem que estavam convocando Toninho, que acusa diversos petistas de enviar dinheiro irregularmente para o exterior. O estrago só foi observado após a votação do requerimento:
– Esse Antonio Claramunt é o doleiro Toninho da Barcelona? - questionou o senador Tião Viana (PT-AC). O presidente da CPI dos Bingos, senador Efraim Morais (PFL-PB), respondeu que não sabia. Mas o riso do senador Antonio Carlos Magalhães confirmou que se tratava mesmo de Toninho da Barcelona.
Há duas semanas, a bancada governista da CPI dos Correios tenta evitar a convocação de Toninho da Barcelona. Naquela comissão, PT e PMDB trabalham em conjunto, mas na CPI dos Bingos a bancada encontra-se desorganizada. A situação é agravada porque a CPI é formada apenas por senadores, diferentemente das comissões mistas dos Correios e do Mensalão.
AGÊNCIA O GLOBO