| 24/08/2005 22h41min
Com grande atuação do goleiro Roberto, o Vasco começou bem o returno do Brasileirão derrotando o Brasiliense por 1 a 0 nesta quinta, em São Januário. O único gol da partida foi marcado pelo zagueiro Fábio Braz, na segunda etapa.
Na próxima rodada, os cruzmaltinos, que chegaram aos 28 pontos, irão à capital cearense enfrentar o Fortaleza, domingo, no Castelão. Já o time candango, que permanece com 25 pontos, receberá o Palmeiras, um dia antes, na Boca do Jacaré.
O Vasco quase abriu o placar logo aos quatro minutos de jogo. Romário recebeu dentro da área e bateu cruzado. Alex Dias chutou, mas a zaga contrária abafou, salvando o perigo.
O brasiliense veio disposto a surpreender e, em seu primeiro ataque, conseguiu uma penalidade máxima, quando Alex Oliveira foi derrubado pelo chileno Vergara, aos nove minutos. Mas Iranildo cobrou em cima de Roberto, que salvou com a perna direita.
O duelo era franco, com as equipes buscando a abertura do placar. O Brasiliense, porém, era quem criava as melhores oportunidades. Aos 30, Alex Oliveira fez o goleiro cruzmaltino trabalhar novamente. O meia chutou de pé direito e Roberto defendeu com dificuldades.
Os visitantes chegavam com força pelo lado esquerdo, principalmente com Márcio Careca. Aos 35, o jogador do time candango pegou rebote e bateu forte para nova defesa do camisa 1 de São Januário. Aos 41, Iranildo recebeu de Oséias e acertou a trave de Roberto.
As equipes voltaram sem alterações para a segunda etapa. O Vasco, porém, foi à frente, tentando se impor. Aos cinco, Fernandinho foi puxado na área e o árbitro marcou pênalti. Romário cobrou no canto direito, mas para fora, perdendo a chance de abrir o placar.
Aos 21 minutos, o time carioca usou o contra-ataque e, com eficiência, tirou o zero do placar. Claudemir escapou livre pela direita, cortou um zagueiro e rolou para Fábio Braz bater de primeira e acertar o canto direito de Eduardo.
O Vasco poderia ter ampliado aos 34, quando Robson Luis pegou sobra na área e soltou a bomba, para bela defesa de Eduardo. O Brasiliense respondeu aos 37, com Márcio Careca cruzando da esquerda e Oséias cabeceando por cima, com perigo.
Em busca da igualdade, o time visitante partiu para o ataque e continuou forçando, sempre pelo lado esquerdo do campo. Aos 45, Robston testou, mas Roberto fez grande defesa, salvando os cruzmaltinos e garantindo a vitória em São Januário.
AGÊNCIA PLACAR