| 23/08/2005 20h10min
A partir de 2006, os partidos políticos deverão ser obrigados a apresentar suas prestações de contas anuais ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em um novo programa de informática.
Com esse novo mecanismo, será possível a qualquer pessoa checar na página do tribunal na internet quais foram os doadores da legenda, quanto foi doado e como o dinheiro foi gasto. O presidente do TSE, ministro Carlos Velloso, acredita que a medida vá ajudar a coibir o caixa dois.
– Ainda pretendo fazer com que a prática do caixa dois se acautele. Esta é uma primeira medida. Conclamamos a sociedade a nos ajudar, freqüentando o site. Os partidos também podem ajudar se passarem a se fiscalizar mutuamente – disse Velloso.
O programa de informática foi entregue nesta terça-feira aos representantes dos partidos pelo presidente do TSE. Neste ano, as contas anuais não precisarão ser entregues no novo formato. No entanto, Velloso pretende tornar o programa obrigatório já para o ano que vem, quando ocorrerão eleições presidenciais, de parlamentares e de governadores.
AGÊNCIA O GLOBO