| 23/08/2005 14h38min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva descartou hoje um novo apagão no país.
– Estou otimista de que o Brasil não terá mais apagão. Estou certo de que se depender do investimento do governo federal na produção de energia, não teremos nenhum empresário brasileiro com medo de investir no Brasil por falta de energia – disse ele na inauguração da linha de transmissão de energia elétrica entre as cidades de Coxipó, Cuiabá e Rondonópolis (MT).
Segundo o presidente, 51 linhas de transmissão de energia espalhadas por todo o país serão concluídas até o final de 2007. Elas somam mais de 5,6 mil quilômetros e investimentos superiores a R$ 4,8 bilhões.
Para Lula, o país deixou de dar passos importantes porque "muitos governantes, de forma medíocre, só pensavam no seu mandato". Ele destacou que o Brasil só irá se tornar uma potência se for pensado em longo prazo e o governo federal está consciente disso. O presidente garantiu que o país não será mais um "cemitério de obras inacabadas".
O Brasil sofreu um apagão em diversos Estados em 2001, levando a um racionamento de energia nos Estados do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, fato que não ocorria desde 1965.
AGÊNCIA BRASIL