| 18/08/2005 16h18min
O Benfica, atual campeão, o Porto e o Sporting são, mais um ano, os grandes favoritos à conquista do título do Campeonato Português, que amanhã, sexta-feira, inicia a temporada 2005/2006 com o jogo entre Sporting x Belenenses
O Benfica conta para isso com o técnico Ronald Koeman, que terá de fazer a torcida esquecer o italiano Giovani Trapattoni, responsável pela devolução do título nacional ao clube após 11 anos, em 2004.
O técnico holandês enfrenta a nova temporada com uma equipe sem grandes estrelas, e que sente falta dos reforços prometidos pelos dirigentes, liderados pelo presidente Luís Filipe Vieira.
Koeman contará com atletas de referência na zaga, como o brasileiro Luisão e o francês dos Santos, embora tudo indique que não terá o lateral-direito Miguel, envolvido em uma briga com os dirigentes para conseguir seu atestado liberatório.
O meio-campo é talvez a parte mais débil do esquema de Koeman, que já alertou para a falta de um criador na zona. Petit, Beto e Manuel Fernandes integrarão a formação-base desse setor.
Nuno Gomes é, por mais uma temporada, o único "centroavante" do Benfica. O angolano Mantorras, que poderia brigar pela vaga com Nuno, ainda não está no melhor de sua forma devido a um afastamento de quase dois anos dos gramados por motivo de lesão.
Já o rival e atual vice-campeão Porto aposta nesta temporada nos pratas da casa, em uma equipe conduzida pelo holandês Co Adriaanse, que substitui José Couceiro.
Adriaanse quer fazer a torcida esquecer o legado de José Mourinho, que há uma temporada conquistou o Campeonato Português e a Liga dos Campeões da Europa para o Porto.
O holandês terá de lidar com as saídas de jogadores importantes – Maniche, Costinha e Seitaridis. No entanto, a permanência de veteranos como o goleiro Vítor Baía, 35 anos, e o meia Jorge Costa, 33, está garantida.
O argentino Lucho González, ex-River Plate, é um dos poucos reforços de peso da equipe de Adriaanse, e sobre seus ombros recairá a responsabilidade de comandar o meio-campo, junto a Postiga.
O ataque parece ser o setor mais forte do Porto, com destaque para o sul-africano McCarthy. O argentino Lisandro López, ex-jogador do Racing de Avellaneda, o croata Sokota – ex-Benfica – e o português Quaresma também disputarão vaga no ataque com o africano.
O Sporting é o terceiro favorito à conquista do título português, após a terceira colocação na tabela do campeonato em 2004. Seus dirigentes apostam em José Peseiro por mais uma temporada no comando da equipe, que buscará ainda a Copa da Uefa.
Peseiro não poderá contar com os zagueiros Rui Jorge e Enakarhine e com o meia Hugo Viana, embora o clube tenha mantido o artilheiro brasileiro Liédson, ex-Corinthians.
AGÊNCIA EFE