clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 01/01/2002 21h42min

PT tenta atrair PDT para acordo na Câmara de Vereadores

Para eleger o vereador Estilac Xavier como presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, o PT ofereceu ao PDT a possibilidade de indicar o vice-presidente neste ano e presidir a Casa em 2003 e 2004. A proposta, que o PDT não considera oficial, foi confirmada nesta terça-feira, dia 1º, pelo próprio Estilac.

Pelo acordo firmado no início de 2001, o presidente da Câmara, Fernando Záchia (PMDB), deve renunciar ao cargo até amanhã para permitir a eleição de uma nova Mesa. Záchia, que tem programadas reuniões para esta quarta-feira, dia 2, diz que o texto da renúncia será lido na sessão de amanhã.

– Não há nada de extraordinário na proposta que fizemos ao PDT: é a mesma do acordo anterior, que o bloco liberal-democrático não quis cumprir e que previa somente um ano para o PT na presidência – disse Estilac .

O acordo começou a fazer água com a troca de partido de José Fortunati, indicado pelo PT para ser o presidente neste ano. O PT entendeu que diante da saída de Fortunati tinha o direito de indicar outro nome e escolheu Estilac. O PDT passou a exigir a manutenção do nome de Fortunati, o vereador mais votado da Capital.

O bloco democrático-liberal, integrado por PMDB, PFL, PPB, PSDB, PHS e PPS, aproveitou a confusão para romper o acordo e começou a procurar alternativas. A idéia inicial, de antecipar o mandato de João Dib (PPB), previsto inicialmente para 2003, naufragou. Sem o apoio do colega Pedro Américo Leal, que insistia no cumprimento do acordo, Dib desistiu da candidatura na sexta-feira, dia 29, e renunciou à liderança do PPB.

A oposição fez então uma proposta de acordo pelo qual Reginaldo Pujol (PFL) assumiria a presidência neste ano, o PDT presidiria a Câmara em 2003 e Elói Guimarães em 2004. Nereu D'Ávila informa que a maioria da bancada se manifesta a favor do acordo com o PT. No entanto, ainda é necessário avaliar a proposta junto ao ex-governador Leonel Brizola e à executiva estadual do partido. Uma reunião, marcada para 15h desta quarta, deverá analisar a proposta.

Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.