| 16/08/2005 12h09min
Anderson fica até o final da Série B no Grêmio. Em informação divulgada à Agência RBS, uma fonte do Porto, que preferiu não se identificar, afirmou que o clube não colocará nenhum obstáculo para que o jogador permaneça no Olímpico até dezembro. A decisão do time europeu se deve pela boa relação entre os dois clubes, iniciada em julho com a visita do presidente Paulo Odone aos portugueses.
Anderson chega ao Porto em janeiro e já com uma estratégia traçada por seu novo time. A direção do clube inscreverá o jogador de apenas 17 anos como júnior na Federação Portuguesa. O objetivo é preservar uma das vagas reservadas a jogadores que não têm passaporte europeu e também tirar um pouco da responsabilidade sobre o meia-atacante. Anderson, no entanto, atuará no time principal, treinado pelo holandês Co Adriaanse.
– A idéia é deixá-lo à vontade. Não é conveniente exercer muita pressão sobre um jovem – explicou o dirigente português.
A forma de pagamento também já foi definida. Paulo Odone viajou a Portugal para receber a primeira (cerca de R$ 5 milhões) das três parcelas. Na visita do dirigente tricolor ficou definido também que os portugueses devem antecipar o pagamento da terceira parcela, prevista para julho de 2006. Ela deverá ser repassada ao tricolor em janeiro, assim como a segunda.
DIÁRIO GAÚCHO E RÁDIO GAÚCHA