| 15/08/2005 07h42min
Pelo segundo dia consecutivo, o jornal norte-americano The New York Times noticiou a crise política brasileira. Na edição de ontem, sob o título "Oposição no Brasil protege presidente do escândalo, por enquanto", o jornal diz que políticos de oposição e os poderosos grupos econômicos de São Paulo estão fazendo o possível para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficar no poder, sob a condição de que ele mantenha a conservadora política econômica.
Segundo a reportagem de meia página, do correspondente Larry Rohter, o país ainda está traumatizado pelo impeachment do ex-presidente Fernando Collor e não gostaria de repetir esta experiência agora. Em reportagem publicada no sábado, o mais importante jornal dos Estados Unidos dissera que a crise começa a se aproximar do Palácio do Planalto.
Ao descrever os possíveis substitutos de Lula em caso de impeachment, o New York Times chama o vice-presidente José Alencar de "um homem de negócios nacionalista, sempre em desacordo com as políticas de apertar o cinto do governo" e considera pior ainda a possibilidade de o presidente da Câmara assumir o poder, classificando Severino Cavalcanti de "um retrógrado despudorado".
As informações são do jornal Zero Hora.