| 14/08/2005 11h29min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou de volta a Brasília e não acompanhará o enterro de Miguel Arraes. Lula deixou Recife por volta das 11h depois de participar do velório do ex-governador de Pernambuco e atual deputado federal e presidente do PSB.
Arraes morreu ontem aos 88 anos, após dois meses internado. Lula foi aplaudido ao chegar e conversou por cerca de 10 minutos com a viúva, dona Magdalena. O porta-voz da Presidência da República, André Singer, informou o teor da rápida troca de palavras.
– Foi durante o governo Arraes que muita gente comprou o primeiro colchão, o primeiro rádio de pilha, e ganhou luz elétrica. O que conforta é que a passagem de Arraes pela Terra valeu a pena – disse Lula a dona Magdalena, segundo Singer.
A referência de Lula é ao primeiro mandato de Arraes como governador de Pernambuco. Em 1963, um ano antes de ser cassado pelo golpe militar que também tirou do cargo o presidente João Goulart, Arraes firmou o que ficou conhecido como "acordo do campo".
Pela pirmeira vez, usineiros e camponeses sentaram à mesma mesa de negociação para discutir questões trabalhistas na Zona da Mata. Os trabalhadores viviam em regime semi-escravo e foi a partir do acordo que as condições de trabalho se tornaram mais humanas na região. Foi também a partir daquele momento que o ex-governador começou a se tornar um mito político no Estado.
As informações são da Agência O Globo.