| 13/08/2005 15h21min
Os técnicos da Receita Federal decidiram, em assembléia realizada nesta semana, estender a paralisação da categoria até o próximo dia 22. Segundo o Sindicato Nacional dos Técnicos da Receita Federal (Sindireceita), a greve vai afetar também os plantões de final de semana nas alfândegas dos portos e aeroportos.
Os técnicos protestam principalmente contra a forma de criação da Receita Federal do Brasil, chamada de Super-Receita, por meio de uma Medida Provisória.
Segundo a categoria, a criação de um órgão dessa magnitude, que envolve cerca de 30 mil servidores e uma arrecadação anual de R$ 400 bilhões, teria de ser feita depois de mais discussão com os funcionários e a sociedade.
A Super-Receita é resultado da unificação da Secretaria da Receita Federal, vinculada ao Ministério da Fazenda, e da Secretaria da Receita Previdenciária, do Ministério da Previdência Social. A nova secretaria será subordinada ao Ministério da Fazenda.
A categoria aprovou também que todos os técnicos que ocupam funções de chefia deverão entregar seus cargos. De acordo com a assessoria de imprensa do Sindireceita, a medida visa manifestar o repúdio à condição, segundo eles, de "auxiliares" dada aos técnicos na nova formatação da secretaria. No dia 4, deputados federais e entidades ligadas a servidores da Receita Federal e da Previdência Social decidiram lançar um fórum com o objetivo de derrubar a Medida Provisória 258, que cria a Super Receita. A MP, publicada no dia 21, entra em vigor na próxima segunda.
As informações são da Agência Brasil.