| 12/08/2005 19h48min
É o jogo da afirmação do Grêmio na Série B do Campeonato Brasileiro. Uma vitória sobre o Santa Cruz, líder da competição, às 16h deste sábado, no Olímpico, não só levanta a moral do time como também encaminha a classificação para a próxima fase da competição. Se conseguir os três pontos, o tricolor precisará de apenas mais três, nos quatro jogos restantes, para garantir uma vaga nos quadrangulares. Ciente da importância da partida, a direção tricolor fará uma promoção: o torcedor que comprar um ingresso de arquibancada terá direito a levar um acompanhante.
Além disso, o torcedor gremista terá um motivo especial para lotar o Olímpico neste sábado. O cineasta inglês James Andrew Grayson estará captando as primeiras imagens para o documentário The Day of the Match (O Dia do Jogo), que retratará a paixão dos torcedores dos cinco continentes pelo futebol. Na América do Sul, o Grêmio foi o único clube escolhido para figurar no documentário.
– Estou bastante ansioso para o jogo de amanhã, pois jogar contra o líder sempre é um problema. Não estou ligando para o resultado, mas aposto 2 a 1 para o Grêmio – disse Andrew na tarde desta sexta, no Olímpico, enquanto conferia os últimos detalhes para a filmagem.
Dentro de campo, ao contrário do aconteceu nas últimas rodadas, o técnico Mano Menezes não faz mistério sobre a escalação do time. Pereira, que retorna de lesão, será o companheiro de Domingos na zaga. Os volantes Jeovânio e Nunes substituem o suspenso Sandro e o lesionado Pedrinho, respectivamente. Marcelo e Anderson, mais confirmado do que nunca, completam o meio-campo.
– O Anderson é um jogador diferenciado, sempre disse isso. Como o garoto entrou bem contra o Bahia, vai seguir na equipe titular – explicou o técnico.
No ataque, o treinador gremista optou por manter Marcel, muito contestado pela torcida, abastecendo o Samuel, que mais uma vez atuará sozinho. O atacante, que já marcou nove gols na temporada, espera deixar o dele para aparecer bem como “ator” no documentário de Grayson.
– Nunca pensei em ser ator (risos). Mas como se diz na gíria do futebol que somos artistas, estou preparado – garante.
No Santa Cruz, que já garantiu uma vaga na próxima fase, a orientação do técnico Givanildo Olvieira é evitar o chamado “relaxamento”. A equipe vive o seu melhor momento na competição, tendo sido derrotada apenas uma vez nos seus últimos 10 compromissos. A única dúvida do treinador é em relação ao atacante Leonardo, que foi poupado dos trabalhos durante a semana e faz teste momentos antes do jogo.
Com informação do jornal Zero Hora e da Rádio Gaúcha.