| 11/08/2005 19h27min
Em questionário respondido ao Conselho de Ética da Câmara, o ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, confirma que participou de duas reuniões com o então presidente do PTB, Roberto Jefferson, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas quais foi tratado o assunto do mensalão. Segundo Mares Guia, no entanto, ao contrário do que afirmou Jefferson, Lula não chorou e não teve qualquer reação verbal ao ouvir o relato sobre a existência do mensalão. Na versão de Jefferson, a reação de Lula teria sido semelhante à de alguém que leva uma "facada nas costas". Uma das reuniões teria ocorrido em janeiro e a outra, em 23 de março.
Mares Guia diz ainda que havia sido informado sobre o suposto mensalão por Jefferson numa viagem de avião entre Rio e Belo Horizonte e nega que tenha participado de reunião do PTB em que Jefferson teria colocado a proposta para votação na bancada. O ministro também nega que tenha recebido parte dos R$ 4 milhões que teriam sido repassados pelo PT ao PTB, como afirma Jefferson.
No questionário, Mares Guia confirma que fez alguns convites para o ministério com base na experiência profissional, entre elas, a do tesoureiro informal do PTB Emerson Palmieri, que foi diretor administrativo e financeiro da Embratur.
As informações são da Agência O Globo.