| 06/08/2005 20h38min
O Diretório Nacional aprovou a suspensão da filiação partidária do ex-tesoureiro Delúbio Soares por tempo indeterminado. A proposta de suspensão teve 46 votos, vencendo a tese da expulsão sumária (sem direito à defesa na Comissão de Ética), que teve sete votos. Houve três abstenções.
A suspensão se deu com base em carta enviada pelo próprio Delúbio, hoje à tarde, ao Diretório, pedindo afastamento da legenda por 90 dias. A saída de Danilo de Camargo da coordenação da Comissão de Ética do PT, anunciada oficialmente na reunião de hoje, provocou o adiamento de encontro deste domingo que ouviria o ex-tesoureiro do partido.
Comissão voltara a se reunir na próxima terça-feira, em Brasília, a partir das 10h, quando irá escolher o novo coordenador e elaborar um plano de trabalho. Com base nesse plano, será marcada nova data para ouvir Delúbio. Leia abaixo a íntegra do pedido de afastamento de Delúbio:
"Ao Diretório Nacional do PT
Considerando a minha participação na construção histórica do PT, que representa o meu compromisso com o partido e com o povo brasileiro nesses 25 anos;
Considerando que eu mesmo pedi meu afastamento da Secretaria Nacional de Finanças e Planejamento, requeri a instalação de processo na Comissão de Ética do PT;
e as denúncias nas quais meu nome foi citado;
Venho solicitar que o Diretório Nacional suspenda minha filiação, por prazo indeterminado, até que o processo disciplinar seja concluído e o Diretório Nacional do PT delibere sobre minha situação.
Faço isso para, no processo ético-disciplinar, poder demonstrar a improcedência das acusações que me são feitas.
Saudações petistas
Delúbio Soares de Castro".
As informações são do site do PT.