| 03/08/2005 16h22min
Um helicóptero caiu por volta das 14h de hoje na localidade de São Sebastião, no município de Anita Garibaldi, Planalto Serrano catarinense. O Corpo de Bombeiros confirmou quatro mortes até o momento.
O helicóptero, modelo Jet Ranger, caiu em uma área de difícil acesso, a aproximadamente 40 quilômetros da sede da empresa Baesa, em Anita Garibaldi.
A aeronave partiu de Lages por volta das 13h30min para sobrevoar a região onde será formado o lago da Usina Hidrelétrica de Barra Grande.
Segundo a Baesa, empresa responsável pela construção da Usina de Barra Grande, morreram no acidente um estudante da Universidade Federal de Santa Catarina Angelo Puchalski e o biólogo gaúcho Carlos Peixoto, da Bourscheid Engenharia. A identidade do piloto não foi confirmada ainda.
Angelo era mestrando da UFSC e trabalhava no laboratório de Ecologia Florestal do Centro de Ciências Biológicas da instituição.
O Ibama confirmou a identidade da terceira vítima do acidente: o coordenador de licenciamento Paulo Roberto Ribeiro Arruda, de 48 anos. Arruda era natural de Uberaba (Minas Gerais) e residia em Brasília. Desde 2001era funcionário temporário do Ibama.
O grupo onde estariam os pesquisadores Ademir Reis, da UFSC, e Terésia Stehl, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, não chegou a embarcar.
Os pesquisadores foram contratados pelo Ministério do Meio Ambiente para avaliar o risco de extinção de uma espécie de bromélia que existe na região e que poderia sumir com o preenchimento do lago, que ocupa uma área de 94 quilômetros quadrados na divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul.
Com informações da rádio CBN/Diário e da reportagem do Diário Catarinense.