| 01/08/2005 14h30min
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) está lançando um serviço eletrônico interativo e gratuito aos internautas que pretendem conhecer melhor o mercado de ações. O Guia On Line do Mercado de Ações já está disponível no site da bolsa paulista (www.bovespa.com.br), no menu "Investidor".
Qualquer interessado pode consultar os mais de 230 conceitos de forma interativa, por meio de exercícios de simulação, testes de conhecimento e um canal de relacionamento com o investidor para dúvidas e sugestões. Para ter acesso, é necessário fazer um cadastro no site.
Segundo a Bovespa, o guia é direcionado ao público que quer obter informações mais detalhadas sobre o funcionamento do mercado de ações. O conteúdo está dividido em diversos temas, que podem ser acessados separadamente.
Os capítulos abordam conceitos relacionados a investimento, ações, funcionamento da bolsa e das corretoras. Também há informações sobre negociação, compensação, liquidação e custódia dos ativos.
A parte que se refere a empresas reúne temas como governança corporativa e os segmentos especiais de listagem Novo Mercado, Níveis 1 e 2. Também trata do processo de oferta de ações e abertura de capital.
Segundo a bolsa, o novo guia foi criado tendo como principal foco o investidor. O novo serviço também explica os métodos de análise de investimentos e esclarece sobre riscos, rentabilidade e custos de negociação. Uma ferramenta de simulação permite, por exemplo, o cálculo da taxa de Imposto de Renda (IR) que incide sobre as aplicações em bolsa.
No menu Investidor, os internautas de primeira viagem poderão clicar no item "Iniciantes", que oferece um curso básico sobre o mercado de capitais e o passo a passo de como investir em ações. O menu "Investidor" também reúne serviços que auxiliam no entendimento do mercado, como dicionário de finanças, palestras virtuais e informações sobre o programa educacional e a campanha de popularização da Bovespa.
O Guia On Line foi desenvolvido pela empresa Edições Eletrônicas.
As informações são da Agência O Globo.