| 30/07/2005 13h45min
Uma pesquisa de opinião pública feita com exclusividade pelo instituto Vox Populi para Revista Época mostra que 87% da população sabe do escândalo e mais de 80% conhece os principais suspeitos. A grande maioria dos entrevistados quer vê-los perder o mandato e, se possível, na cadeia. A lista inclui o ex-ministro José Dirceu, o deputado João Paulo Cunha (PT-SP), o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), o ex-tesoureiro petista Delúbio Soares e o ex-presidente do partido José Genoino.
O levantamento do Vox Populi foi feito nos dias 23, 24 e 25 de julho, com 2.003 entrevistas pessoais em 115 cidades de todo o país. A pesquisa pediu a opinião dos entrevistados sobre os cinco nomes que ganharam mais notoriedade entre as dezenas de parlamentares e dirigentes partidários envolvidos nas denúncias. Os pesquisadores perguntaram se eles deveriam ser punidos "com penas graves, como perda de mandato ou prisão". O pior resultado foi o do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares. Para 78% dos pesquisados, ele merece punição severa.
Delúbio, ao menos, não precisa se preocupar com a primeira hipótese. Como não é parlamentar, não pode ser cassado. Suas pretensões políticas, que incluíam o sonho de tornar-se governador de Goiás em 2006, já foram aniquiladas pelo escândalo. Por isso, a estratégia dele consiste em escapar de processos criminais por corrupção e sonegação de impostos. Essa lógica o levou a articular com o publicitário Marcos Valério a versão furada de que o dinheiro do caixa dois do PT viria de empréstimos feitos na rede bancária e repassados clandestinamente ao partido.
As informações são da agência O Globo.