| 27/07/2005 21h20min
Desfalcado de seis jogadores titulares, o Juventude não teve o empenho necessário para vencer o Fortaleza no Castelão e acabou sofrendo a segunda derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro, desta vez por 2 a 0. Com o resultado, a equipe comandada pelo técnico Dorival Júnior permanece com 22 pontos, temporariamente na 11ª colocação na tabela. Já o Fortaleza chega aos 21 e encosta no time da Serra, na 12ª colocação.
As ausências dos zagueiros Chicão, Antônio Carlos e Naldo, do lateral-direito Magal e dos meias Lauro e William foram sentidas pela equipe de Dorival Júnior. Errando passes de poucos metros, o clube caxiense deixou o Fortaleza construir o resultado nos minutos iniciais da partida. O Juventude só não saiu de campo goleado graças a incompetência do adversário. O time da casa perdeu pelo menos quatro chances claras de gol.
Aproveitando-se da fragilidade do setor esquerdo da defesa alviverde, o Fortaleza abriu o placar logo aos 12 minutos do primeiro tempo. Mazinho Lima aproveitou um cruzamento da linha de fundo e, livre de marcação, escorou de cabeça para fazer 1 a 0. Três minutos depois, Joel saiu jogando errado e tocou no pé de Mazinho Lima, que lançou Rinaldo. O atacante do time cearense invadiu a área e tocou na saída do goleiro Doni para ampliar.
Na segunda etapa, a equipe de Hélio dos Anjos continuou superior e desperdiçou várias oportunidades para golear. O time da serra gaúcha aceitou passivamente o domínio e chegou com perigo ao gol adversário apenas uma única vez. Aos 20 minutos, Zé Carlos aproveitou cruzamento e cabeceou para fora.
Esta foi a terceira derrota do Juventude – a segunda consecutiva – sob o comando do técnico Dorival Júnior, que substituiu Ivo Wortmann. Em quatro partidas, o treinador ganhou apenas uma. Foram 14 gols sofridos, contra sete marcados.
Com informações do jornal Pioneiro.