| 27/07/2005 16h27min
Após o discurso do prefeito do município gaúcho de Bagé, Luiz Fernando Mainardi, o presidente Luiz Inácio Lula foi presenteado com um poncho e uma boina. O clima ameno de hoje fez com que a vestimenta logo fosse dispensada.
Lula está em Bagé junto com o ministro da Educação, Tarso Genro, para o anúncio oficial da federalização da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) e da criação da Universidade Federal do Pampa. Essa iniciativa prevê a instalação inicial de campi nos municípios de Bagé, Jaguarão, São Gabriel, Santana do Livramento, Itaqui, Caçapava, Dom Pedrito, Uruguaiana, São Borja e Alegrete, em parceria com Urcamp.
O consórcio, formado por pólos sediados em cinco municípios da região (Bagé, Santana do Livramento, Uruguaiana, Alegrete e São Gabriel), oferecerá cursos de graduação nas áreas de zootecnia, agronomia, matemática, ciências da computação, pedagogia, enfermagem, economia e administração.
– O povo mais pobre tem direito de conquistar um banco na universidade – disse Mainardi, antes de passar a palavra para o reitor da Urcamp.
Mainardi fez menção à crise que abala o país, dizendo que a população de Bagé tem confiança inabalável em Lula.