| 27/07/2005 08h07min
A cidade de Bagé aguarda com expectativa a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O roteiro da sua 12º visita ao Rio Grande do Sul começa hoje às 13h30min com o desembarque no Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, mas traz um ingrediente indigesto: a crise política.
Esta é a primeira vez que Lula visita o Estado após as denúncias de irregularidades no governo federal. O clima entretanto não deve gerar protestos. Em Bagé, a receptividade deve ser realizada com festa. O presidente anunciará na praça Silveira Martins o Consórcio Universitário da Metade Sul.
A federalização da Universidade da Campanha (Urcamp) envolverá 10 municípios e durará três anos. A medida pode alterar a realidade da região. O prefeito Luiz Fernando Mainardi (PT) destaca:
– A região está empobrecida. Há 20 anos começou isso daí. A universidade antes tinha sala de aula com 50 alunos e hoje chegam a ter turmas com dois ou três – lembra.
O roteiro inclui ainda uma visita amanhã às novas instalações da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) em Canoas. Em seguida, o presidente se deslocará de helicóptero para Osório para inspecionar as obras de duplicação da BR-101.
Com informações da Rádio Gaúcha e jornal Zero Hora.