| 25/07/2005 21h32min
De amanhã até a próxima quinta, dia 28, os técnicos da Receita Federal de todo o país voltam a paralisar as atividades. A decisão foi divulgada em nota hoje pelo Sindicato dos Técnicos da Receita Federal (Sindireceita). Os servidores já haviam parado por três dias na semana passada.
De acordo com o texto, a paralisação será feita em protesto contra "o modelo" de criação da Receita Federal do Brasil, a chamada "Super Receita", a partir da unificação da Secretaria da Receita Federal, vinculada ao Ministério da Fazenda, e da Secretaria da Receita Previdenciária, do Ministério da Previdência Social.
A criação da nova estrutura também foi criticada, semana passada, por Osíris Lopes Filho, secretário da Receita durante o governo de Itamar Franco. Para ele, a mudança não vai aumentar a arrecadação, pois ele considera que a capacidade contributiva já está esgotada. Osíris acredita ainda que a fiscalização não será mais intensa em conseqüência da fusão e alerta que é preciso treinar os fiscais para que a eficiência das atividade seja assegurada.
Segundo o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Ivan Ramalho, a paralisação anterior dos técnicos da Receita Federal influenciou negativamente as exportações brasileiras. A paralisação teria feito com que a média das vendas do país na quarta semana deste mês fosse 23,5% menor que as exportações da terceira semana.
As informações são da Agência Brasil.