| 25/07/2005 18h52min
O presidente nacional do PT, Tarso Genro, voltou a criticar a antiga direção do partido. O ministro da Educação disse que erros graves foram cometidos e que a partir de agora o PT precisa ser fundado novamente para superar a crise. As declarações foram feitas por Tarso em visita ao Rio Grande do Sul, onde ocorreu a inauguração da primeira escola pública de Educação Profissional de referência na área de tecnologia da informação, em Guaíba.
Ele ressaltou ainda a importância de uma parceria com as correntes de esquerda para que o novo projeto do partido possa se concretizar. Tarso manifestou a sua vontade de não concorrer a presidência do diretório nacional, alegando que isso pode atrapalhar o processo de reestruturação da legenda.
Ele decide até sábado se irá representar o campo majoritário nas eleições internas. Tarso confirmou vinda do presidente Lula ao Rio Grande do Sul na quarta para o lançamento do processo de federalização da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), em Bagé.
Tarso entregará na sexta ao presidente Lula a terceira e última versão do anteprojeto da Lei da Educação Superior. Um dos pontos propostos no anteprojeto é elevar de 25% para 40% o número de matrículas em universidades públicas até 2011. Em relação ao financiamento, a reforma propõe que a União aplique por ano nas instituições federais 75% da receita para manutenção e desenvolvimento da Educação. As informações são da Rádio Gaúcha.