| 24/07/2005 15h39min
O norte-americano Lance Armstrong se despediu hoje do ciclismo profissional aos 33 anos, após conquistar pela sétima vez a Volta da França, na 21ª e última etapa do torneio, disputada em Paris.Armstrong, há 13 anos na condição de profissional e com 11 participações na Volta com 22 vitórias em etapas, se aposentou vestindo a camiseta amarela. Colocou a bandeira de seu país em uma posição que dificilmente será superada por outros ciclistas.
Vencedor do início ao fim, com os rivais impotentes diante de seu domínio, e mais conservador do que em anos anteriores, Armstrong cumpriu seu objetivo pessoal e o compromisso com o patrocinador, deixando em aberto o nome de um eventual herdeiro seu nas pistas.
O norte-americano tirou a foto de honra junto a dois velhos conhecidos, o italiano Ivan Basso (CSC), segundo colocado, e o alemão Jan Ullrich, terceiro. No encerramento, como é habitual, o clima foi de festa, desta vez sob chuva. Não faltaram champanhe e confraternizações entre os 155 integrantes do pelotão. Mas não faltaram emoções na prova deste domingo. Armstrong quase caiu a 65 km da chegada, quando três de seus companheiros, com Hincapie e Popovych à frente, derraparam no asfalto molhado.
A vitória do norte-americano foi adiantada ao entrar na Champs-Elysées, já que a organização do Tour parou o cronômetro pelas más condições do clima e pelo risco de novos acidentes. A Champs-Elysées era uma autêntica pista de patinação.
Vinokurov, que forçou o ritmo a 2 km da linha de chegada, garantiu a vitória da etapa, em um tempo de 3h40min57. Foi a sua segunda, depois da etapa de Briancon. E assim foi encerrada a edição de número 92 do Tour de France, mais uma pertencente à era do imperador Lance Armstrong.
As informações são da Agência EFE.