| 15/07/2005 16h26min
O PT divulgou na tarde de hoje nota por meio da qual explica que ao contrário do que fora divulgado pelo Jornal Hoje, da Rede Globo, o PT não decretou moratória.
"Apenas foram suspensos pagamentos de suas contas até o dia 19 de julho (terça-feira), quando a Executiva Nacional terá conhecimento da real situação financeira do partido", ressalta o documento do partido. A nota é assinada pela secretaria nacional de finanças do PT, cuja dívida total é de R$ 20,4 milhões.
Diz o texto: "A secretaria ressalta que, ao contrário do que divulgado no Jornal Hoje, da Rede Globo, desta sexta-feira (15), o PT não decretou moratória. Apenas foram suspensos pagamentos de suas contas até o dia 19 de julho (terça-feira), quando a Executiva Nacional terá conhecimento da real situação financeira do partido. A Secretaria de Finanças ressalta que honrará todos os seus compromissos financeiros."
Mais cedo, a suspensão temporária dos pagamentos tinha sido confirmada pelo secretário-geral do PT, Ricardo Berzoini, que esteve reunido nos últimos dois dias com o tesoureiro do partido, o deputado federal José Pimentel (CE), para avaliar a situação financeira da legenda. Na próxima terça, na reunião da Executiva do partido, Berzoini e Pimentel apresentarão um diagnóstico das contas do PT e também o novo cronograma de pagamento.
- Os pagamentos estão suspensos porque não há dinheiro. Todos os contratos serão revistos. Precisamos de um prazo mais adequado para pagar a dívida. Não há porque ficarmos rolando a dívida o tempo todo - afirmou Berzoini.
Berzoini fez também críticas à direção anterior do partido, afirmando que ela poderia ter uma estrutura mais enxuta. O presidente José Genoino, o secretário-geral Sílvio Pereira e o tesoureiro Delúbio Soares foram afastados de seus cargos por envolvimento em atos considerados suspeitos, como o empréstimo feito no Banco Rural tendo como avalista o empresário Marcos Valério, sócio-proprietário da agência de publicidade SMP&B.
Leia a íntegra da nota do PT:
"A Secretaria Nacional de Finanças e Planejamento do PT está preparando um relatório pormenorizado sobre o fluxo financeiro e as dívidas do partido. Este relatório será entregue na segunda-feira (18) ao comitê financeiro formado para analisar as finanças do PT. O relatório será apresentado à reunião da Comissão Executiva Nacional, que acontece na terça-feira (19), em São Paulo.
A secretaria ressalta que, ao contrário do que divulgado no Jornal Hoje, da Rede Globo, desta sexta-feira (15), o PT não decretou moratória. Apenas foram suspensos pagamentos de suas contas até o dia 19 de julho (terça-feira), quando a Executiva Nacional terá conhecimento da real situação financeira do partido. A Secretaria de Finanças ressalta que honrará todos os seus compromissos financeiros."
As informações são da agência O Globo.