| 11/07/2005 07h49min
O Japão detectou um novo foco de gripe aviária. O Ministério de Agricultura, Florestas e Pesca confirmou hoje a descoberta numa fazenda da província de Irabaki, ao nordeste de Tóquio: 8,5 mil frangos podem ser sacrificados.
Este novo surgimento aconteceu nas proximidades da fazenda Arebamento Kanto, a cerca de 40 quilômetros de Tóquio, onde no final de junho 25 mil aves infectadas com uma variante da doença tiveram que ser sacrificadas. Segundo o Ministério, o novo caso foi confirmado pelos testes de anticorpos e genéticos.
O governo provincial de Ibaraki indicou que tinha ordenado aos donos da fazenda que isolassem as 8,5 mil aves e deixassem de distribuir os ovos produzidos nas instalações. As autoridades locais indicaram que os ovos já distribuídos não serão recolhidos, pois não representam uma ameaça para a saúde da população.
No entanto, na fazenda Arebamento Kanto foram destruídos 21 mil ovos. Todas as fazendas e instalações avícolas dos arredores foram inspecionadas e foi dada a ordem para proibir a distribuição de carne de frango e ovos durante alguns dias. Esta proibição foi levantada em 1º de julho, depois que uma nova análise descartou riscos de contaminação.
As informações são da agência EFE.