| 10/07/2005 15h26min
A rainha Elizabeth II da Inglaterra homenageou neste domingo veteranos da II Guerra Mundial – que terminou há 60 anos – com diversos atos realizados em Londres. As cerimônias também recordaram as vítimas dos atentados de quinta-feira.
Entre as homenagens realizadas, destaca-se um ato religioso na Abadia de Westminster, que foi presidido pela rainha e por seu esposo, o duque de Edimburgo, e conduzido pelo arcebispo de Canterbury, Rowan Williams.
Na homilia, Williams homenageou as vítimas dos atentados, atribuídos à rede Al-Qaeda.
O arcebispo de Canterbury afirmou que o esforço cidadão no combate às forças nazistas no passado pode ser classificado como "resposta contundente" aos atentados de quinta-feira. Williams afirmou ainda que "hoje, mais do que nunca, é necessário que lembremos que também existe um espírito de morte e humilhação."
– Há uma geração de pessoas para quem a visão de uma Londres atacada, devastada, trará dolorosas lembranças, também no sentido de que, mais uma vez, se impõe a obrigação de continuar resistindo à venenosa tirania responsável por esses atos (terroristas) – ressaltou o arcebispo.
As informações são da agência EFE.